O norte de Minas Gerais demonstra há várias décadas a força de trabalho, o pioneirismo e a vanguarda de sua gente para desenvolver a fruticultura tropical com tecnologia e inovação. Nesse contexto, o desenvolvimento regional está ancorado em grandes projetos públicos de irrigação como: Gorutuba, Jaíba, Lagoa Grande e Pirapora, e empreendimentos privados, em que a fruticultura irrigada encontrou o clima perfeito para se estabelecer.
Neste cenário, está a Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas – ABANORTE, que instituída em 1993 por um grupo de produtores de banana, tem como missão promover a sustentabilidade da fruticultura norte-mineira. Ao longo de sua trajetória, a Abanorte cresceu e ganhou força, abraçando mais culturas como o limão, a manga, o mamão, a ponkan e a uva, dentre outras.
A ABANORTE conquistou reconhecimento em todos os fóruns da fruticultura nacional como organização representativa na defesa dos interesses dos fruticultores nos temas: política institucional, comunicação, produtos e serviços. Tudo isso é fruto do esforço coletivo de seus associados, parceiros, dirigentes e equipe de trabalho. Mais do que uma organização institucional, a ABANORTE representa o desenvolvimento sustentável da fruticultura Norte Mineira.
Objetivos Estratégicos
Órgão executivo e estratégico da ABANORTE, a Diretoria Executiva é composta por 08 membros que trabalham de forma voluntária para a governança da fruticultura regional. Este time se reúne mensalmente para avaliação da gestão econômico-financeira, identificação e encaminhamento de demandas, análise e deliberação de projetos.
Nilde Antunes Rodrigues Lage - Administradora e Fruticultora.
Geraldo Pereira da Silva - Administrador e Fruticultor.
Rodolpho Velloso Rebello - Engenheiro Agrônomo, MBA Gestão Empresarial e fruticultor.
Hilda Andrea Loschi - Engenheira Agrônoma e Fruticultora.
Diretores Regionais
Ciro Souza de Paula - Fruticultor.
Marcelo Leite Meirelles - Engenheiro Agrônomo e Fruticultor.
Paulo Bina Fonyat de Lima - Engenheiro Agrônomo e Fruticultor.
Edson Yukio Sassaki - Engenheiro Agrônomo e Fruticultor.
Clique no botão para visualizar o documento.
Clique no botão para visualizar o documento.
Clique no botão para visualizar o documento.
A ABANORTE liderou o desenvolvimento da Plataforma de Reivindicações da Fruticultura Irrigada do Norte de Minas que tem sido divulgada entre as lideranças políticas e institucionais para que conheçam e defendam as principais demandas deste segmento.
Este robusto documento é composto por sete eixos estruturantes prioritários, que impactam diretamente no desempenho da economia regional, a saber: Segurança Hídrica; Segurança Patrimonial e Jurídica da Propriedade Rural; Tecnologia e Inovação; Consolidação de Dívidas Rurais e Novas Linhas de Crédito; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Energia e Logística.
As reivindicações foram estruturadas através de um competente time formado por representantes do SICOOB CREDIVAG, FRUTVALE, Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, ABC2, ASLIM, DIG, DIJ, DIJ2, AUPPI, Sindicato Rural de Montes Claros e ASSIEG, que representam coletivamente o segmento agrícola do Norte de Minas.