ABANORTE

Fruticultores do norte de Minas ganham marca coletiva

Minas Gerais é o quarto maior produtor de frutas do Brasil. De acordo com o IBGE, são mais de 2,5 milhões de toneladas produzidas, sobretudo na região norte do estado, a maior produtora de banana prata do Brasil. O Norte de Minas também é um dos principais polos de produção de limão e uva do Brasil. A região é referência nacional em produção de frutas, com uma área de 35.000 hectares de plantação.

Segundo a Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas, a Abanorte, a região concentra mais de 2.500 fruticultores que produzem frutas que abastecem o Brasil e  o exterior, como o limão. Agora, a região conta com a marca coletiva 100% Nortineira, criada com intuito de fomentar o desenvolvimento da região do Norte de Minas de forma sustentável.

Nilde Antunes e Yun Yamada
(foto: HiTech Video Produtora/Divulgação)
De acordo com Daniel Guimarães – CEO da 2DA Estratégia, a criação da 100% Nortineira é a resposta para o desafio do reposicionamento da fruticultura do Norte de Minas. “Com essa marca, os fruticultores vão ter a oportunidade de abrir novos mercados, ter mais poder de negociação, mais poder de articulação, e terão também um produto com maior valor agregado: origem, história, cultura, desenvolvimento regional”, ressalta.
×