ABANORTE

Rastreabilidade e certificação de frutas em pauta

Sistema Faemg Senar e Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) reuniram-se com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) esta semana para falar sobre a inserção dos pequenos fruticultores no Certifica Minas (programa de certificação do Governo do Estado) e atender a legislação no que diz respeito à rastreabilidade.
 
Um dos pontos relevantes da conversa do vice-presidente de Finanças Renato Laguardia e da diretoria da Abanorte e presidente da Comissão Técnica de Fruticultura do Sistema Faemg Senar, Nilde Lage, com o secretario Thales Fernandes foi avançar com o processo de rastreabilidade e certificação dentro do Programa Certifica Minas. Em um primeiro momento, seriam contemplados pequenos fruticultores do Norte de Minas e, na sequência, outros polos mineiros de fruticultura.
 
“Foi uma reunião de extrema importância, que trouxe como resultados imediatos maior integração entre as entidades e a Seapa, alinhamento de demandas e compartilhamento das diretrizes do Governo do Estado para o agro mineiro”, comentou Nilde, que fez um convite a Thales Fernandes para visitar a IV Edição do Abanorte Fruit Connections e Bananafit.
Nilde Lage entrega ao secretário Thales Fernandes o convite para os eventos da Abanorte
Para Renato Laguardia, a reunião com o secretário e a equipe da Seapa foi muito proveitosa e vai permitir atender os produtores de forma mais direta e conjunta. “O Sistema Faemg Senar já é muito atuante com os pequenos e médios fruticultores do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha para que eles se qualifiquem e se especializem em suas áreas. Estamos trabalhando com seminários e capacitações desde a Instrução Normativa 02/2018 do Mapa e agora vamos levar esses conhecimentos para os técnicos atuarem junto aos produtores”, destacou.
 
Outros temas
 
O diálogo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para avançar no Plano Nacional de Prevenção e Vigilância para a Raça 4 Tropical (FocR4T) e a evolução do Programa de Rastreabilidade da CNA, o Agri Trace, também estiveram na pauta.
 
O Sebrae Minas e as instituições do sistema estadual da Agricultura (Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA) também participaram das discussões da reunião, que foi realizada na Cidade Administrativa, sede do governo estadual. 


Fonte: http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/rastreabilidade-e-certificacao-de-frutas-em-pauta
×