ABANORTE

Reunião de Alinhamento

O vice-presidente de Secretaria do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Weber Bernardes, e o superintendente técnico, Altino Rodrigues Neto, reuniram-se, nesta terça-feira (22), com a nova presidente da Comissão Técnica de Fruticultura, Nilde Antunes Rodrigues Lage, para alinhar o início dos trabalhos do grupo.
 
Nilde nasceu em Porteirinha, no Norte de Minas. É produtora de banana, proprietária da empresa Sertão Agronegócios Ltda., presidente da Abanorte (Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas) e formada em Administração de Empresas. É também integrante da diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, onde reside, e vice-presidente do Conselho do Sicoob Credivag.
 
Filha de produtores rurais, Nilde aproximou-se ainda mais do meio rural ao assumir um cargo em uma Cooperativa de Crédito Rural, no início dos anos 90. Em 1998, casou-se com o empresário, produtor rural, bananicultor e fundador da Abanorte, Gustavo Wagner Drumond Lage.
 
Hoje, com 23 anos de experiência no plantio, cultivo e comercialização da banana, ela acredita que o maior desafio do segmento é se comunicar melhor com o consumidor, mostrando os atributos das frutas produzidas para cativar a sua preferência. Outros gargalos são a logística de distribuição, que carece de um sistema modal-ferroviário (mais barato e mais ágil), e a rigidez das leis ambientais, que atrasam o desenvolvimento do setor.
 
“Temos que nos pacificar com o Estado nesse sentido. Produzir com qualidade, gerando emprego e renda para centenas de pessoas, é algo que me realiza profundamente”.
 
Para ela, presidir a Comissão Técnica de Fruticultura da FAEMG é “uma oportunidade de desenvolver um trabalho que traga mais visibilidade para o setor. Temos a possibilidade de inventariar a fruticultura de Minas Gerais, saber quem somos, onde estamos e quais os principais mercados que atendemos. Precisamos mostrar o que MG tem de melhor”.
 
“A escolha da Nilde para a Comissão de Fruticultura é muito acertada. Precisamos de pessoas que querem fazer, e eu percebi nela essa vontade de fazer bem-feito.” – Weber Bernardes
 
“Hoje é um dia de grande alegria. Nilde é de extrema competência. Tudo o que ela toca vira ouro.” – Juracy Fagundes Jacome, presidente do SPR de Janaúba
×