ABANORTE entrega Plataforma de Reivindicações para governador de Minas

/ABANORTE entrega Plataforma de Reivindicações para governador de Minas

ABANORTE entrega Plataforma de Reivindicações para governador de Minas

A Abanorte apresentou ao Governador Romeu Zema a Plataforma de Reivindicações da Fruticultura Irrigada do Norte de Minas – documento construído por um grupo de trabalho coordenado pela associação em 2018, contemplando 07 eixos estratégicos para o setor na região, sendo eles: Segurança Hídrica, Segurança Jurídica e Patrimonial da Propriedade Rural, Tecnologia e Inovação, Consolidação de Dívida Rurais e Novas Linhas de Crédito, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Energia e Logística.
A entrega aconteceu durante a visita do Governador de Minas e sua comitiva à cidade de Jaíba. O encontro foi marcado pela presença de lideranças políticas e institucionais, bem como de produtores da região que estiveram presentes no auditório da Emater em Mocambinho.Na mesma oportunidade um ofício com temas urgentes recentes preparado pela Abanorte e pelo Sindicato Rural de Janaúba foi protocolado, pelo então presidente da Abanorte, Saulo Lage, junto ao Governador de Minas. No documento entregue, foram relacionadas demandas quanto à grave situação hídrica e ambiental dos perímetros irrigados do Gorutuba e Lagoa Grande, além da finalização das obras para tubulação, tais como: instituir em caráter emergencial um gabinete de crise; instalar um sistema de energia fotovoltaica na Barragem do Bico da Pedra; realizar um estudo de viabilidade técnica-econômica-financeira para a importação das águas do Rio São Francisco para a Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande; aumentar a capacidade de reservação de água da Barragem do Bico da Pedra; suspender a cobrança de K1 e da titularidade dos lotes por 24 meses, além de revitalizar a Bacia do Rio Verde Grande.
Durante a visita, Zema conheceu o Projeto Jaíba, na Região do Jaíba, entre os Rios São Francisco e Verde Grande, e falou dos problemas enfrentados na região. “Tenho plena ciência do problema de vocês, vamos correr atrás para tentar resolver a questão fundiária em tempo recorde. Sem título de propriedade o produtor rural não tem segurança, acesso ao crédito”, afirmou o Governador. Após a visita à Jaíba Romeu Zema seguiu para Janaúba, e destacou as ações de seu governo para atrair novos investimentos para o Estado alavancar a economia, principalmente a regional. O governador também se reuniu com empresários e entidades empresariais da região e ressaltou que a principal dificuldade do Governo é a falta de recursos, mas o que depender de trabalho a equipe de governo irá fazer e tentar amenizar a situação de quem trabalha.”

By |2019-04-02T16:46:42-03:00abril 2nd, 2019|Uncategorized|